Um controlador eletrônico dedicado gerencia o funcionamento de um rack de refrigeração de frio alimentar, composto de compressores e sistema de condensação a ar ou água, operando dentro de parâmentros configurados obedecendo a limites pré-estabelecidos.
O controlador eletrônico deverá ser provido de dispositivo com saída de aviso de alarme, que será ativado quando algum dos parâmetros configurados desvia dos limites pré-estabelecidos, para o bom funcionamento do equipamento.
Na ocorrência de algum alarme, este é sinalizado, ativando a central eletrônica de monitoramento, que envia um e-mail via ethernet ou modem 3G GSM/GPRS para a Central de Monitoramento com a especificação do evento ocorrido.
A Central de Monitoramento tão logo recebe o aviso de alarme, trata o evento conforme lista de procedimentos acordadas com o cliente, enviando e-mails e mensagens SMS aos destinatários cadastrados comunicando a ocorrência.
Entedemos o gerenciamento à distância como sendo uma intervenção remota nos parâmetros configurados no sistema supervisiório do equipamento, bem como o acompanhamento e análise dos gráficos de tendências produzidos pelas informações contidas no Banco de Dados.
Com a referida análise, podemos avaliar as condições reais de funcionamento dos equipamentos e orientar sobre os procedimentos que deverão ser tomados pelos mantenedores do sistema supervisionado.
Além disso, emitimos relatórios, folhas de dados, gráficos e histórico de alarmes para acompanhamento por parte do cliente, oferecendo 100% de controle e confiabilidade no funcionamento de seus equipamentos.
O monitoramento à distância visa manter os dispositivos e equipamentos supervisionados, sob vigilância, durante 24 (vinte e quatro) horas ininterruptas por dia, para acompanhamento da sua opracionalidade dentro dos parâmetros de funcionamento configurados nos limites aceitáveis.
Caso ocorram desvios dos parâmetros configurados, é sinalizado na central de monitoramento um evento de alarme, que é tratado conforme a lista de procedimentos listados em conformidade com as orientações do cliente.
O procedimento padrão é o envio de e-mail e mensagens SMS, imediatamento após o recebimento do evento aos destinatários também indicados na lista de procedimentos, comunicando a ocorrência do mesmo.